Implante Dentário – Passo a Passo Antes da Cirurgia

Implante Dentário – Passo a Passo Antes da Cirurgia

Implante Dentário Passo a Passo Antes da Cirurgia

Procurando dicas sobre implante dentário passo a passo antes da cirurgia?

Se está pensando fazer um implante dentário e tem dúvidas sobre o passo a passo do processo de instalação de implantes, este artigo é para você.

Nele falaremos sobre alguns exames e procedimentos que tornam possível identificar se você é um bom candidato a reabilitação oral com implantes dentários, e os tipos de tratamento possíveis para uma boa solução estética e funcional.

Principais passos antes da cirurgia de implante dentário

Muitas vezes o processo para estudo e planejamento da cirurgia para instalação de implante dentário é mais demorado que o procedimento.

Dependendo do cirurgião dentista que irá executar a cirurgia, alguns procedimentos podem variar, mas na maioria dos casos ao marcar uma consulta você poderá esperar os seguintes passos.

1. Avaliação Inicial

Neste primeiro contato o cirurgião dentista irá avaliar se você é um candidato qualificado para receber implantes ou não. Na consulta inicial o profissional irá avaliar a condição de saúde geral e examinar a cavidade oral.

Exames médicos e de imagem poderão ser solicitados para uma avaliação mais aprofundada e planejamento de dimensões dos implantes e possíveis soluções protéticas

Na consulta inicial o profissional poderá indicar algumas soluções para a sua reabilitação com implantes, e quando possível passar um valor de orçamento aproximado.

2. Exames Complementares

Os exames de rotina solicitados ao paciente candidato a implantes dentários são relativos a saúde geral (exame de sangue) e exames de imagem como radiografia panorâmica e a tomografia computadorizada cone beam.

Os exames são simples e rápidos, contam com diversos laboratórios nos grandes centros e em muitas vezes fazem parte da cobertura de convênios médicos e/ou odontológicos.

3.Consulta Clínica

Consulta Implante dentario

Com os exames necessários em mãos, e após exame intraoral detalhado o seu dentista irá propor alguns tratamentos que, dependendo do caso, poderão variar em relação ao número de implantes, tipo de solução protética, número de intervenções, dentre outros.

Nesta consulta, dependendo do caso, a arcada dentária do paciente será moldada para elaboração de modelos de gesso que irão auxiliar no planejamento do caso.

4.Enxerto ósseo

Se não houver osso suficiente na sua maxila ou mandíbula para instalação implante, seu dentista pode discutir as opções de aumento ou enxerto ósseo.

Existem diversas condutas para a obtenção de maior quantidade óssea, dentre elas a utilização de osso próprio do paciente, material de banco de ossos, materiais sintéticos, preservação alveolar dentre outros.

A necessidade e o tipo de conduta para reconstrução óssea, vai ser determinada pelo profissional de acordo com as características de cada caso.

5. O dia da cirurgia de implante

Na maioria dos casos a cirurgia de implantes é realizada no próprio consultório odontológico e pode levar de 45 minutos a algumas horas, dependendo do caso.

No dia da cirurgia para instalação de implantes, o profissional poderá solicitar que chegue no consultório algum tempo antes da cirurgia para administração de medicação e/ou sedação pré-cirúrgica.

6. Dicas

  • Agende sua cirurgia para quinta ou sexta-feira e programe um fim de semana calmo mantendo repouso, o que proporciona um pós-operatório mais tranquilo e confortável.
  • Providencie antecipadamente uma dieta liquida e/ou pastosa gelada para os primeiros dias após a cirurgia. Sorvete, pudim e gelatina são uma boa pedida 🙂

 

E então, gostou desta postagem? Deixe seu comentário ou dúvida abaixo ok?

Compartilhar:

Comentários fechados.

R. José Carvalho Raposo, 66

Centro - Maragogi - AL

(82) 3296-2165

Agende sua consulta agora!

Horário de Atendimento

Seg a Sex - 9h as 13h