Cirurgia para Instalação de Implantes

Cirurgia para Instalação de Implantes

cirurgia para instalacao de implante dentario

Querendo saber mais sobre a cirurgia para instalação de implantes?

Neste artigo iremos falar sobre os passos mais comuns aos pacientes que se submetem a uma cirurgia para instalação de implantes dentários.

A Cirurgia para instalação de implantes dentários

Muitas pessoas temem e ficam muito ansiosas antes do procedimento de implantodontia. É importante saber que as cirurgias para instalação de implante são diferentes para cada paciente.

Algumas das perguntas mais frequentes dos pacientes são:

Doutor, colocar implante dói ?

Antes de iniciar o procedimento, aplicamos anestesia local na região da intervenção, geralmente optamos por um anestésico “mais forte” e com maior tempo de duração. Na maioria dos casos os pacientes não apresentam queixa de dor durante o procedimento.

A maior queixa dos pacientes é em relação ao pós-operatório, que em caso de implantes múltiplos, costuma apresentar certo desconforto, principalmente em relação a alimentação nos primeiros dias após a cirurgia.

Não se preocupe, certamente seu dentista irá passar uma receita com a terapêutica pós-cirúrgica e recomendações para que seu pós-operatório seja tranquilo e confortável.

Quanto tempo demora a cirurgia de implantes

O tempo de cirurgia pode variar conforme cada caso. Mas para ter uma noção aproximada:

  • Implante unitário com condições muito favoráveis – 30 minutos a 1 hora.
  • Implante Imediato (extração + implante) – 1 a 2 horas
  • Protocolo (5 ou 6 implantes) – 1 a 3 horas
  • Implante + Enxerto – 1 a 6 horas

Essas informações são baseadas em experiencia clinica pessoal e servem como base, mas o tempo pode variar conforme o caso, o profissional, planejamento, técnicas e materiais utilizados.

Passo a passo da instalação de implantes dentários

Anestesia

O cirurgião irá anestesiar a área da cirurgia, aguardar algum tempo e conferir se a região já está totalmente anestesiada através de testes específicos.

É interessante combinar com seu dentista algum sinal para caso você sinta algum incômodo poder avisá-lo, mas quando bem anestesiado o paciente não irá sentir desconforto algum.

Incisão

Após confirmada a anestesia uma pequena parte de suas gengivas é cortada no local onde o implante será colocado. O corte é necessário para obter acesso a porção óssea onde o implante será instalado.

Instalação do implante

Após a pequena incisão na gengiva, o dentista irá confeccionar o alvéolo ósseo onde o implante será instalado.

Esta fase geralmente é a que proporciona maior desconforto (não dor), ao paciente devido ao uso de fresas para confecção do alvéolo cirúrgico onde implante dentário será instalado.

Sutura

Após a instalação e conferência de posicionamento do implante dentre outras, o cirurgião dentista irá promover a sutura da gengiva através de pontos. O número de pontos é variável de acordo com o número de implantes mas podemos fazer uma média de 3 a 4 pontos por implante.

Geralmente os implantes são deixados “abaixo da gengiva” de 4 a 8 meses. Após esse período o cirurgião dentista começa o trabalho de confecção das próteses provisórias sobre implantes.

Instalação de dente provisório ? Implante Carga Imediata

Dependendo do planejamento e da condição óssea do paciente o dentista pode optar por colocar uma prótese provisória sobre implante no mesmo dia da cirurgia, procedimento conhecido como “implante carga imediata”.

Neste caso o paciente já sai com o dente provisório “preso no implante” no mesmo dia da instalação dos implantes.

Pós-Operatório

Após a cirurgia, seu cirurgião dentista irá indicar alguns medicamentos – que devem ser tomados indispensavelmente.

Além disso irá fazer algumas recomendações em relação da necessidade de afastamento das rotinas diárias ou não, o tipo de alimentação liberada dentre outras orientações.

Netflix e potes de sorvete geralmente são um bom programa para o pós-operatório 🙂

Compartilhar:

Comentários fechados.

R. José Carvalho Raposo, 66

Centro - Maragogi - AL

(82) 3296-2165

Agende sua consulta agora!

Horário de Atendimento

Seg a Sex - 9h as 13h